sábado, 24 de maio de 2008

O PINAB

Bem-vindo à página virtual do PINAB!

O PINAB é uma prática pedagógica que busca a articulação entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento popular, alertando todos os envolvidos neste processo para a importância da responsabilidade e compromisso social da universidade, dos profissionais de saúde e das classes sociais. Por meio de atividades pautadas na Educação Popular, desperta nos estudantes a inquietação frente a realidade social de países em desenvolvimento, com alto índice de desigualdade social, como o Brasil, possibilitando a percepção quanto ao seu lugar nesta realidade, bem como o seu papel na garantia pela eficiente execução e planejamento de políticas públicas em saúde, como as leis que regem o Sistema Único de Saúde e a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN).
Sendo assim, colabora com a formação de futuros profissionais da Nutrição, que, além disto, serão educadores populares, norteando suas ações e o seu fazer por princípios que favoreçam a interdisciplinaridade, um processo educativo participativo, horizontal e crítico, que fortalece a autonomia dos sujeitos em questão.

4 comentários:

diamaiscedo disse...

Liiiiiiiiindo o vídeo.
Emocionante, cheguei a encher os olhos de lágrimas.
Parece que as palavras foram ditas por mim.
Passei tb por uma transformação na qual eu pude ver e sentir a Nutrição viva. Fiz Residência Multiprofissional em Sáude da Família e nossa vivência acrescentou muito na minha vida, como o Pinab na de vcs.
Quem sabe vou um dia conhecer mais de perto essa linda experiência.
Diana Macedo.
E-mail: diamaiscedo@yahoo.com.br
Bjos.

Anônimo disse...

Sou de São Paulo e fui aluna da residência multiprofissional. Hoje atuo no NASF e fiquei tb muito emocionado com o vídeo...Parabéns pelo trabalho!! Essa é a melhor experiência na vida de um profissional!

Francine disse...

Olá, sou estudante de Nutrição em BH Minas Gerais, fiquei fascinada com o trabalho de voces, parabens a todos. Na disciplina de Nutrição em Saude Publica foi proposto que apresentassemos algum exemplo da atuação do nutricionista em saude publica e escolhi apresentar o trabalho de voces pois fiquei encantada.

Amanda Amaiy Pessoa disse...

Olá pessoas, sou uma pinabiana!!!
Cá estou eu pesquisando sobre a meu trabalho de conclusão de curso, e descubro esse vídeo e essa página que me fez relembrar como eu ingressei no Pinab e como construí vivências tão ricas na Educação Popular e Nutrição. Obrigada galera, por tudo.